Reader Comments

como conquistar um capricorniano

by Hugo Pena (2018-08-06)


O Amor Ao Longo Da História

Paulo representa como conquistar um capricorniano para Lúcia a purificação de si mesma, de sua alma, pois ele a vê com coração, antes desejada pelos homens como mulher objeto, Lúcia se vê desejada com amor, pois Paulo não trás em seu comportamento a alma contaminada pela corrupção da corte.

Face aos apontamentos feitos ao longo desse trabalho, seria não apenas enfadonho, mas perigoso reduzir a obra Amor de Perdição ao superficialismo do enredo ou ao romance de biografia-passional,” porque poderia parecer um convite a olhar a obra de maneira meio mecânica, como se a vida do autor fosse determinantemente reproduzida em seus textos, ou como se significado e a razão-de-ser da literatura camiliana fossem devidos à sua correspondência com a acidentada vida passional de Camilo Castelo Branco que seria a mais importante fonte da própria novela camiliana.

A mulher devia ser uma dama casada e homem, um celibatário que se interessava por ela1. Quem deixou de amar justifica suas impossibilidades com impossibilidades que não convencem, mas não descarta outro do baralho, deixa- na dúvida, para caso de uma eventualidade.

9-Nisto se manifesta amor de Deus para conosco: que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por ele vivamos. Eles sucumbiram ao poder feminino e abandonaram, assim, a divisão entre mulheres imaculadas e impuras, tão central à sexualidade signo capricornio características masculina. Camilo não tem ilusões sobre homem e a sociedade, e não cura, pois de reformar nem um nem outra” (CHORÃO, 1993, p.14).





ISSN: 1946-1879