Reader Comments

Sistema Único de Saúde (SUS)

by Julia Garamond (2019-12-05)


O Índice de Saúde baseado no Sistema Único de Saúde (SUS) permitiu um progresso substancial em direção à Cobertura Universal de Saúde (UHC) no Brasil.

No entanto, a fraqueza estrutural, as crises econômicas e políticas e as políticas de austeridade que limitaram o crescimento do gasto público estão ameaçando sua sustentabilidade e seus resultados.

Este artigo analisa o progresso do sistema de saúde brasileiro desde 2000 e os efeitos atuais e potenciais das crises econômicas e políticas em coalescência e das políticas de austeridade subsequentes.

Utilizamos revisão de literatura, análise de políticas e dados secundários de fontes governamentais de 2000 a 2017 para examinar mudanças no contexto político e econômico, financiamento da saúde, recursos de saúde e cobertura de serviços de saúde no SUS.

oncluímos que, apesar de um contexto favorável, que possibilitou a expansão da UHC de 2003 a 2014, persistem problemas estruturais no SUS, incluindo lacunas na organização e governança, baixo financiamento público e alocação de recursos abaixo do ideal.

Consequentemente, existem grandes disparidades regionais no acesso a serviços de saúde e resultados de saúde, com regiões mais pobres e grupos socioeconômicos mais baixos em desvantagem.

Esses problemas e disparidades estruturais provavelmente piorarão com as medidas de austeridade introduzidas pelo atual governo e correm o risco de reverter as realizações do SUS na melhoria dos resultados de saúde da população.

Por que ter um animal de estimação é bom para sua saúde

Possuir um animal de estimação poderia ajudá-lo a viver mais tempo? Possivelmente - se você receber o tipo certo de animal de estimação.


Se você já compartilhou sua casa com um animal de estimação, sabe que um animal pode trazer amor e companhia à sua vida. Mas seu amigo peludo também poderia protegê-lo contra e ajudá-lo a viver mais? A pesquisa sugere que sim - embora os efeitos protetores dependam do tipo de animal que você tem e como você interage com seu animal de estimação.

Em maio de 2013, a American Heart Association (AHA) divulgou uma declaração científica associando a posse de animais de estimação a fatores de risco reduzidos para doenças cardíacas e maior longevidade. No entanto, a pesquisa se inclina para um tipo de animal de estimação em particular. "Eu acho que os dados são bastante convincentes de que pessoas com cães têm melhor saúde", diz o Dr. Thomas Lee, cardiologista e professor de medicina da Harvard Medical School. "Não há evidências de que outros animais, como gatos, estejam associados a melhores resultados".

Os melhores designers de interiores fazem com que pareça fácil

Os designers criam espaços que antecipam nossas necessidades e atraem nossas emoções, enquanto extraem um amplo conjunto de habilidades e conhecimentos técnicos.

O design de interiores mudou drasticamente desde o início do século 20, quando estava apenas começando a emergir como uma profissão.

Espera-se que os designers de interiores tenham conhecimento prático de:

Têxteis, materiais, cores, planejamento de espaço, sustentabilidade e muito mais

Aplicativos de software para projeto auxiliado por computador 2D e 3D (CAD) e modelagem de informações de construção (BIM)

Requisitos estruturais, questões de saúde e segurança e códigos de construção

Hoje, os designers de interiores trabalham com empreiteiros, arquitetos, engenheiros, artesãos, marketing revendedores de móveis e proprietários de empresas e residências. Para se tornar um designer de interiores bem-sucedido, você precisa de uma educação abrangente e as habilidades necessárias para trabalhar em várias disciplinas (arquitetura; design gráfico; artes decorativas; design de têxteis, móveis e iluminação).





ISSN: 1946-1879