User Profile

RayssaBrites Moura

Bio Statement Lichia Para Chapar A Barriga

https://www.youtube.com/watch?v=w6CXJRTOKLg

Como esse mês estou fazendo posts especiais de Natal, não poderia deixar de falar da fruta mais natalina da estação a Dr. Saúde (Litchi chinensis). Coma a fruta. A lichia fresca tem uma polpa doce, fresca e suculenta, com um aroma característico que não pode ser sentido na fruta em conserva. Aprecie-a crua ou continue lendo para descobrir mais utilidades desta fruta. 4# Lichia é uma boa fonte de vitaminas do complexo B, tais como a tiamina, niacina, e folatos. Essas vitaminas são essenciais, pois eles funcionam, atuando como cofatores para ajudar corpo a metabolizar os carboidratos, proteínas e gorduras.

A cianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura da polpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores — mas incrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. As vitaminas do complexo B tem milhares de benefícios, mas principal é fornecer mais energia para corpo, deixando a pessoa muito mais disposta para dia a dia.

A pecuária leiteira é de fundamental importância para setor agropecuário brasileiro, tendo em vista que a atividade leiteira participa na formação da renda de grande número de produtores, além de ser responsável por elevada absorção de mão-de-obra rural (contratada e familiar), propiciando a fixação do homem no campo. Entretanto, a pecuária leiteira brasileira ainda vem enfrentando dificuldades atribuídas ao baixo nível tecnológico de pequenos produtores que são a grande maioria, ao alto custo de produção quando comparado ao pequeno poder aquisitivo da população, às baixas produção e produtividade do rebanho principalmente na pequena propriedade, às importações erráticas e à falta de política para setor (MONDAINI, 1996).

De qualquer forma, nas Américas, limão chegou junto com os primeiros conquistadores portugueses e espanhóis, no século XVI. Hoje, Brasil é segundo maior produtor mundial dessa fruta, especialmente do limão Tahiti, que é um fruto híbrido, resultante de uma enxertia da lima da Pérsia sobre limão cravo (cavalo), motivo pelo qual não apresenta sementes. Por ser um híbrido, muitos não consideram limão Tahiti um limão, mas uma "lima ácida", tanto que em inglês essa variedade chama-se "lime" enquanto limão siciliano é chamado "lemon". Porém, na minha opinião, como estou focada nas propriedades terapêuticas deste fruto, limão Tahiti é tão ou mais terapêutico que qualquer outra variedade de limão.

Americana - Variedade desenvolvida no Brasil, a partir de sementes selecionadas da variedade ‘No Mai Tszé' trazidas dos EUA. Apresenta fruto cordiforme, com cerca de 18 g e coloração vermelho-intensa. Cerca de 30 a 50% de sementes são naturalmente abortadas. A produção é de excelente qualidade, entre regular e alternante, com rendimento moderado.

Outro encanto da caroço de lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, você já alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente de um jeito doce, doce… A vitamina estimula sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia a cicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita envelhecimento precoce”, enumera Carla Christimann, nutricionista do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

ideal é consumir uma unidade de laranja diariamente, mas não ultrapassar muito essa quantia. Depois do almoço, a fruta pode ter um papel importante na absorção de nutrientes, como ferro. suco de laranja é ótimo, mas deve ser preparado na hora e não ser guardado por muito tempo, para preservar suas propriedades. Lembre-se que boa parte das fibras estão no bagaço e que ele também deve ser consumido.

Características: Frutas de casca verde e áspera, branca na polpa, sementes pretas. Sua árvore chega a medir entre 4 a 6 metros de altura, muito ramificada. Lichia é uma fruta cor de rosa e áspera que contém carne doce e suculenta. Os frutos produzem em cachos, a casca é grossa, rugosa e de cor vermelha. A polpa é gelatinosa, translúcida sucosa e de excelente sabor.

A lichia é uma planta de clima sub-tropical, entretanto, em nossas condições tem-se verificado que plantas novas não suportam geadas muito rigorosas. Por ser um planta de grande valor é viável a sua proteção com telhados ou de outro material, durante inverno, evitando-se danos com frio.

Os especialistas dizem que não há uma quantidade diária estabelecida para consumo da chia. No entanto, estudos conduzidos em humanos que obtiveram resultados positivos utilizaram 25 g da semente, aproximadamente duas colheres de sopa, uma vez ao dia. Cabe salientar que alguns usaram mais. Mas como ela é calórica, mais recomendado é manter os 25 g diários.

A planta era usada antigamente como depurativa, no entanto, estudos mais recentes comprovaram suas propriedades diuréticas, sudoríficas e lubrificantes. Possui em sua composição óleo essencial, resina e glicosídeos, responsáveis pelos benefícios citados anteriormente. Suas propriedades envolvem ainda ação anti-inflamatória, afrodisíaca, depurativa, estimulante e tonificante.

A Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) recolhe os dados de produção e exportação de diferentes frutas tropicais, entre eles a carambola, anona, litchi, feijoa, goiaba, maracujá, rambutã, etc. A lichia benefícios e malefícios ainda possui um nutriente que elimina até quinze por cento de gordura abdominal , sendo um forte aliado na busca por um abdômen mas liso e bonito, podendo ser utilizada também para este fim.



##journal.issn##: 1946-1879